sábado, 6 de fevereiro de 2016

Deus odeia o pecado e ama o pecador?



Nos meus primeiros anos de convertido sempre ouvi essa frase Deus odeia o pecado e ama o pecador e disse isso  para muitas pessoas nas quais eu tive a oportunidade de falar do amor de Deus em Cristo Jesus  de como ele quer nos salvar de como ele odeia o pecado e ama o pecador. Mas com o passar dos anos quando fui me aprofundando nas Escrituras e conhecendo melhor o Deus no qual eu sirvo vi que as coisas não são assim tão simples. Quando lemos a palavra de Deus enxergamos de cara logo o que nos interessa é isso é uma verdade quando lemos a Bíblia em confronto com nós mesmo nem sempre ela é agradável, pois quando nos examinamos será que encontramos uma fé verdadeira? Será que estamos vivendo o evangelho ou estamos enganando a nós mesmos?  Deus em sua essência não compartilha com o pecado e Ele abomina o pecado, mas é interessante pararmos um pouco  pra analisarmos, o pecado não vive separado do pecador, pra Deus punir o pecado ele precisa de alguém pra cometer o pecado, ou seja, um está ligado com outro e logo temos aqui a chave pro entendimento correto dessa questão. Algum pode argumentar como um Deus de amor pode punir alguém se Ele ama o pecador também, lembrando só uma coisa Deus é totalmente Santo, Soberano e faz tudo segundo o conselho de sua vontade, um dos atributos de Deus é Santidade. Mas agora iremos analisar alguns textos das Escrituras que podem nos trazer algumas verdades com relação ao caso.

‘’O SENHOR prova o justo; porém ao ímpio e ao que ama a violência odeia a sua alma.” (Salmos 11:5)

O texto é claro em nos ensinar, o salmista é simples e bem direto nos que diz respeito ao assunto que estamos tratando, Deus é  Santo e tem ódio  pelo ímpio, uma pessoa ímpia é aquela que vive na inutilidade dos seus pensamentos que vive na pratica do pecado, do  erro e da má conduta, às vezes nós não nos  atentamos para os textos que mais nos fazem bem e não olhamos com seriedade para aquelas que mostram outra parte da palavra de Deus. Deus é justo e os seus atributos estão sempre em sintonia e Deus não pode entrar em contradição, Deus não pode mentir e Ele não menti e não tem variação de caráter, Deus é puro e Santo e sua palavra não muda.

 “Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.” (Provérbios 6.16-19)

O texto acima meus queridos irmãos nos trás uma pequena relação de alguns pecados nos quais está enraizado nos homens nã transformado, esse pecados mencionados no texto nos trás a relação da pecaminosidade, ou melhor, o estado em que o homem se encontra na miséria espiritual. É claro que aqui é  mostrado como forma de exemplo essa relação que tudo o que o homem faz que não agrade a Deus de fato ele abomina e não compactua com a desobediência, a intenção do texto de Provérbios foi nos mostrar o qual sujo é para Deus aqueles que praticam tais coisas.
‘’De manhã ouves Senhor, o meu clamor; de manhã te apresento a minha oração e aguardo com esperança.
Tu não és um Deus que tenha prazer na injustiça; contigo o mal não pode habitar.
Os arrogantes não são aceitos na tua presença; odeias todos os que praticam o mal.
Destróis os. Mentirosos; os assassinos e os traiçoeiros o Senhor detesta.
Eu, porém, pelo teu grande amor, entrarei em tua casa; com temor me inclinarei para o teu santo templo
’’
Salmos 5:3-7

É bem  sabido e importante lembrarmos-nos de uma coisa ao lermos a palavra de Deus estamos diante de uma total Soberania e que sua palavra nunca irá se contradizer, apesar de nossas mentes finitas e carnais não conseguimos interpretar tudo, mas tudo aquilo que Deus quis usar para que seja feita a vontade dele em nossas vidas está claramente dita nas Escrituras e que nós precisamos com seriedade e sinceridade e nós atentarmos mais ainda para com a sua palavra. Note bem o que Salmista diz faz um paralelo ou traça o perfil daqueles homens arrogantes daqueles que são os seus inimigos  os que praticam tais abominações e que praticam coisas detestáveis aos olhos de Deus. Davi porem reconhece a Grandeza de Deus e com grande reverência e temor no coração se prostra no templo Santo de Deus. Note bem que o texto diz que Deus odeia o pecador, aquelas que praticam o mal , repare bem no contraste Deus odeia o pecador em contrapartida ama Davi, é muito interessante lermos a palavra de Deus com essa visão de analise e precisamos sempre lê-la.

O Senhor está no seu santo templo; o Senhor tem o seu trono nos céus. Seus olhos observam; seus olhos examinam os filhos dos homens.
O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia.
Sobre os ímpios ele fará chover brasas ardentes e enxofre incandescente; vento ressecante é o que terão.
Pois o Senhor é justo, e ama a justiça; os retos verão a sua face.
Salmos 11:4-7
Essa é a retribuição, ou melhor dizendo a pagamento para aquelas pessoas que insistem em praticar o mal e aborrecer a Deus com suas perversidades, Deus tem o controle total sobre todas as coisas e do seu Santo Trono vÊ e nada pode escapar dos seus olhos nada passa de forma despercebida aos olhos daquele que há de julgar. O verso11 traz a Santidade de Deus, Justiça essa é a palavra que em contraste com a perversidade do homem define o caráter de Deus, Justo. Os retos verão a Deus.
‘’Mas a respeito do Filho, diz: "O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de eqüidade é o cetro do teu Reino.
Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, escolheu-te dentre os teus companheiros, ungindo-te com óleo de alegria".
Hebreus 1:8,9
Meu irmão nãos temos pra onde fugir se não quisermos ver esses textos a melhor coisa a se fazer é fechar a palavra do nosso Deus e dizer que não queremos ler mais. Mas isso nos enche ainda mais de motivação pra falar do amor de Deus e de suas verdades absolutas que  o nosso amigo que ainda não conhece a Cristo corre perigo e que se  ele verdadeiramente se arrepender Deus o salva. O escrito aos hebreus diz que Deus ama a justiça, aqueles que praticam sua verdade são amados e guiados por Deus em contrapartida os pecadores que insistem em praticar abominação aos olhos de Deus estão destinados  ao inferno, Deus odeia.

‘’E esse não foi o único caso; também os filhos de Rebeca tiveram um mesmo pai, nosso pai Isaque.
Todavia, antes que os gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má — a fim de que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse,
não por obras, mas por aquele que chama — foi dito a ela: "O mais velho servirá ao mais novo".
Como está escrito: "Amei Jacó, mas rejeitei Esaú".
E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma!
Pois ele diz a Moisés: "Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão".
Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus.’’
Romanos 9:10-16
O amor de Deus e o ódio de Deus também não depende da vontade humana, como disse acima, Deus é livre e Soberano e faz tudo segundo o conselho de sua vontade.

Deus ama e  disso  jamais poderemos negar é  um atributo importantíssimo de Deus, mas o que quis salientar neste breve estudo é mostrar o ódio de Deus em relação aquelas pessoas que se encontram em  pecado,  em total desacordo com a palavra de Deus. Nós também quando éramos perdidos em nossos delitos e pecados Ele nos vivificou e nos transformou (Éfesios2.4-5)  Deus nos amou primeiro e a iniciativa principal parte dEle por que nós não o buscamos, nós não queremos a Deus, a manifestação do querer primeiro tem que partir do nosso Deus.  O textos usado acima  foi claro de que o pecado não pode ser separado do pecador que Deus não pode punir o pecado sem punir o pecador, e que essas pessoas se encontram em total perigo. O individuo que pratica tais abominações perecerá no inferno o resto da eternidade, como mostrado acima o alvo principal de Deus é o homem praticando o mal e todo tipo de perversão contra Deus, ou melhor dizendo tais atos só trarão malefícios para o homem. O homem que praticar  é escravo do  pecado e por natureza ele não busca a Deus, ele não quer saber de Deus e o evangelho está sendo pregado e a cada momento se aproxima a chegada de Cristo e quando Ele vier não será mais pra nos mostrar algo novo será para nos mostrar algo que está escrito nas Escrituras, juízo e condenação para os perdidos e salvação  para aqueles que são seus.  Não seja mais um que está sendo enganado por essa falso evangelho, muitas pessoas passam um Deus que não existe, um Deus fantasioso que quer salvar a todos, a nos deixou claro que aqueles praticam o mal Deus odeia.
joão 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
João 3:36: “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece”.

Maxon Nogueira
SoliDeoGloria

Notas: Bíblia de Estudo John MacArthur.


Nenhum comentário:

Postar um comentário