quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Suficiência das Escrituras


Uma das áreas que mais me deixa animado e fascinado é a historia da Igreja, ao estudar os grandes períodos que compõem esses movimentos a partir da época do Senhor Jesus até a luta dos Apóstolos passando pelos pais da Igreja e pela reforma do século 16, o leitor ou o estudioso fica fascinado com o desenvolvimento e os seus  desdobramentos.  Os pais da Igreja em combate com os grandes hereges daquela época com o desenvolvimento da teologia encontramos calorosos debates entres eles, algumas heresias como a Divindade de Cristo, a doutrina da Trindade eram travadas nessa época da história. Mas o mais interessante é que os  pais da Igreja não procuraram outras fontes de pesquisa a não ser a palavra de Deus, é interessante quando lemos notamos que toda controvérsia da época os pais da Igreja  se submetiam aos livros bíblicos como autoridade final. Quando chegamos no auge do papado com uma Europa sendo escravizada espiritualmente quanto financeiramente, numa época onde as trevas do analfabetismo bíblico reinava por conta de uma Igreja Romana que reinava com autoridade absoluta, os fiéis não poderiam ter as Escrituras eles eram obrigados a aceitar tudo o que vinha de Roma em matéria de ensino e doutrina, em função disso o caos moral se instalou, mas como sempre na história Deus interfere e através do seu Poder levanta homens capazes de enfrentar impérios e colocar novamente sua palavra a disposição de todos. O grande reformador alemão Martinho Lutero enfrentou a igreja da época a fim de reformar de dentro pra fora a sua igreja, ele queria acabar com aquilo que a tradição criou, ele queria uma igreja nos moldes descritos no Novo Testamento, Martinho Lutero sacudiu a Europa nesse período. Outro grande reformador foi João Calvino que sistematizou todo um pensamento e nos deu novamente doutrinas explicitamente bíblicas , doutrinas que verdadeiramente e profundamente tiveram um impacto gigantesco na vida dos fiéis. SolaScriptura, SolaGratia, SolaFide, SoluChristus e SoliDeoGloria em latim que significam(Somente as Escrituras, Somenta á Graça, Somente á Fé, Somente Cristo e Somente Deus á Glória) Essas doutrinas varreram as heresias da época e trouxe novamente um renovo espiritual ao povo de Deus, bíblias foram traduzidas em suas línguas maternas, escolas cristãs foram abertas, universidades trouxe treinamento para os ministros do evangelho, a palavra novamente foi colocando como autoridade depois que o papado perdeu força com a Reforma Protestante. O evangelho teve um grande crescimento com o advento da Reforma. Os reformadores foram homens usados por Deus para colocar novamente a sua palavra a nossa disposição, como regra de fé e pratica, agora em diante não precisaríamos mais  nos submeter aos grandes imperadores e ao papa, pois temos a revelação de Deus em nossas mãos, a vontade  do Senhor agora teríamos e isso foi tremendo.
Mas diante de tudo alguns movimentos surgiram nesse nosso mundo moderno, e algumas coisas parece que não anda bem. Movimentos que trouxe um problema grande para o corpo de Cristo, para sua Igreja. Igrejas deixando de lado aquilo que os pais e os reformadores tanto lutaram pra colocar a nossa disposição, a palavra de Deus vem sendo substituída pela experiência, pelo sincretismo religioso. Em muitos círculos evangélicos a doutrina da SolaScriptura ou Somente as Escrituras não se vê mais, mensagens antropocêntricas tem ganhado cada vez mais espaço e as pessoas tem realmente corrido para esses lugares afim de experimentar isso que eles chamam de avivamento, será? Uma estudada na história dos grandes avivamentos e  o leitor irá ver que não é igual nem de longe parecido com os grandes avivamento do passado. Um avivamento se caracteriza pela consciência de pecado, da corrupção moral, a sociedade cresce, a corrupção diminui e pessoas se derramam aos pés da Cruz de Cristo verdadeiramente e é isso que estamos vendo hoje? Creio que não! Com todo esse panorama quero trazer alguns textos da   palavra de Deus como  suficiente para as nossas vidas, como regra de fé prática e autoridade final. Ainda existem igrejas serias e compromissadas com o Reino que ainda não se venderam ao secularismo ou mundanismo que com grande luta vem se mantendo fiéis a sã doutrina, isso é realmente louvar a Deus.
Analisaremos aqui alguns   relatos   que mostra  a palavra de Deus  como sendo suficiente para as nossas vidas, que ela nos ensine e nos corrige.
‘’A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos. O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos. São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos. Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa.’’
Samos19.7-11

A revelação de Deus através de sua palavra é perfeita, Deus expressa o seu caráter mais perfeito quando  analisarmos a sua palavra, e ela, a palavra é simplesmente maravilhosa
Perfeita, Fiel, reta, pura, límpida, verdadeira, doce, recompensadora. Diante de tudo isso que é a palavra de Deus não há mais palavras pra expressar a linguagem do salmista. Querido irmão, ao analisar com calma a palavra de Senhor percebemos a perfeição de um Deus que nossas mentes não consegue imaginar, diante da grandeza desse universo podemos confiar que existe um Deus maravilhoso que se revelou e se revela a nós diariamente através de sua criação e de sua palavra.

O texto de Mateus4.1-11 tem um relato muito interessante, o Senhor Jesus Cristo no inicio do seu ministério terreno depois de jejuar quarenta dias  e quarenta noites, note bem, são quarenta dias e quarenta noites foi levado ao deserto pelo Espírito para ser tentado pelo diabo. Logo de cara, o diabo atacou Jesus , é interessante notarmos que o bom estudioso da palavra de Deus vai perceber que Jesus não argumentou com satanás, apesar de que Cristo poderia muito bem ter usado os seus poderes para colocar o diabo pra correr, mas ele preferiu combate-lo apenas com a palavra, e apesar do diabo conhecer muito bem as Escrituras ele nos oferece uma deturpação dela, Jesus não recorreu a poderes sobrenaturais, Jesus não determinou como muitos hoje em dia fazem, o nosso Senhor simplesmente usou a Escritura para combater o diabo, Jesus poderia muito bem rogar ao Pai que mandasse os seus anjos naquele momento para o ajudar, mas Cristo fez justamente o que nós temos perdido, ele conhecia muito bem as Escrituras e fez uso correto dela.  Jesus conhecia a Bíblia e no decorrer de sua tentação ele se firmava nela e usava de forma poderosa.

Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.
Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios,
sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem,
traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus,
tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes
2 Timóteo 3:1-5

Paulo admoestando ou informando o jovem pastor Timóteo e seu filho na fé a respeito das coisas que viriam, os últimos dias marcam os acontecimento entre a primeira e segunda vida do Senhor Jesus Cristo. Entre esse período essas coisas descritas pelo Apóstolo Paulo haveria de acontecer e tem acontecido, vivemos numa época extremamente difícil onde igrejas são divididas por pura ganância ou a soberba do homem, a sede cada vez maior por poder dentro das denominações. Homens que deveriam zelar pela sã doutrina e são justamente eles que dividem o corpo de Cristo com o seu ego e o seu eu. Paulo instrui Timóteo acerca do que ele deve fazer nos desafios que iria encontrar entre a primeira vinda e a segunda vinda do Senhor. Paulo exibe claramente o mundo em que vivemos, o panorama é claro, aqueles que não enxergam a veracidade e suficiência da palavra de Deus tem negligenciada verdades absolutas. Uma cultura maligna tem adentrado no seio da Igreja e arrasado, destruindo o rebanho e levando as pessoas a perdição. ‘’Tendo aparência de Piedade, mas negando o seu poder’’ Paulo nos trás algo muito forte, a Igreja de nosso tempo tem perdido a identidade, e o mundo tem adentrado em nossas congregações, Paulo aqui diz aqui que a igreja será como o mundo, não é difícil compreender esse texto vide que muitas igrejas em nosso país realmente se transformaram em clubes, a Igreja da qual Paulo diz será corrupta e você olhando assim não saberá distinguir o que é clube ou que é Igreja.(Tito1.16).
Mas o Apostolo Paulo não diz para o jovem Timóteo fazer algo diferente, buscar alternativas pra quando isso acontecer eles estiver preparado, Paulo não diz isso, pelo contrario ele diz isso.
‘’Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu.
Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.’’
2 Timóteo 3:14,15

Paulo sabia muito bem que tinha instruído Timóteo corretamente mas ele faz questão de ressaltar o que é necessário para termos uma vida digna da vocação que fostes chamados. A palavra de Deus é suficiente mesmo para dias terríveis mesmo naquelas dias difíceis, os primeiros cristãos quando perseguidos eles não elaboraram técnicas novas, eles simplesmente buscaram na palavra de Deus o auxílio e na oração o fortalecimento, nós temos em nossas mãos um verdadeiro tesouro que é capaz de nos tornarmos aptos para qualquer boa obra, a palavra de Deus é suficiente e nada, nada do que possamos pensar em fazer poderá em hipótese alguma substituir aquilo que Deus nos deixou, nela encontramos os mais ricos tesouros, nela encontramos a salvação que é Cristo Jesus, e ela nos alimenta, nos conforta e nos trás renovo para enfrentarmos as batalhas do dia-a-adia,  trás refrigério para nossa alma.
 ‘’A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.’’
salmos119.105

Quer direção mais maravilhosa do que essa, luz. A palavra é algo que clareia o nosso caminho de trevas e escuridão, a verdadeira lâmpada que nos ilumina é e sempre será a palavra de Deus e só ela é suficiente para o nosso caminhar, querido irmão rejeite qualquer outra forma de caminhar a não ser pela palavra por mais que homens pareçam ser sinceros a palavra de Deus é verdadeira. A Bíblia é suficiente mesmo em dias terríveis como os nossos dias.

‘’Aprendi a reverenciar unicamente  aqueles livros a que chamo de canônicos. Creio, portanto, com muita firmeza, que nenhum dos autores cometeu qualquer tipo de erro em seus escritos’’
Agostinho de Hipona

Maxon Nogueira
SoliDeoGloria

Nenhum comentário:

Postar um comentário