Estes
dez efeitos são um testemunho pessoal a respeito de crer nas Doutrinas da
Graça, que podem ser resumidos através dos cinco pontos do calvinismo. Acabei
de ministrar um seminário sobre este assunto. Os alunos me pediram que
escrevesse um artigo sobre estas reflexões, ao qual eles teriam acesso.
Sinto-me feliz por fazer isso. Na verdade, eles conhecem o conteúdo do curso,
que está acessível no site do ministério Desiring God. Contudo, escreverei na
esperança de que este testemunho estimule outros a examinarem, como os
bereianos, se a Bíblia ensina o que chamo de “Calvinismo”.
1. As Doutrinas da Graça enchem-me de
temor a Deus e levam-me à verdadeira adoração profunda centrada em Deus.
Recordo a época em que vi, pela primeira vez,
enquanto ensinava Efésios no Bethel College, no final dos anos 1970, a
afirmação concernente ao alvo de toda a obra de Deus — ou seja: “Para louvor
da glória de sua graça” (Ef 1.6, 12, 14).
Isso me fez perceber que não podemos
enriquecer a Deus e que, por essa razão, sua glória resplandece mais
esplendidamente não quando tentamos satisfazer as necessidades dEle, e sim
quando nos satisfazemos nEle como a essência de nossas obras. “Porque dele,
e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória
eternamente” (Rm 11.36). A adoração se torna um fim em si mesmo.
Isso
me faz sentir quão insignificantes e inadequadas são as minhas afeições, de
modo que os salmos de anseios se mostram vívidos e tornam a adoração intensa.
2. Estas verdades protegem-me de
vulgarizar as coisas divinas.
Um dos caminhos de nossa cultura é a banalidade, a
esperteza, a sagacidade. A televisão é o principal mantenedor de nosso desejo
compulsivo por superficialidade e trivialidade.
Deus é incluído entre essas coisas.
Por isso, existe hoje a vulgarização das coisas espirituais. Seriedade não está
em excesso nestes dias. Foi abundante no passado. Sim, há desequilíbrios em
certas pessoas que parecem não ser capazes de relaxar e falar sobre o clima.
Robertson
Nicole disse a respeito de Spurgeon: “O evangelismo agradável [podemos
dizer, o crescimento de igreja norteado por marketing] pode atrair multidões,
mas lança a alma nas cinzas e destrói as próprias sementes do cristianismo. O
Sr. Spurgeon tem sido reputado frequentemente, por aqueles que não conhecem
seus sermões, como um pregador que utilizava humor. De fato, não havia nenhum
outro pregador cujo tom era mais uniformemente sério, reverente e solene”
(Citado em The Supremacy of God in Preaching, p. 57).
3. Estas verdades me fazem admirar a
minha própria salvação.
Depois de descrever a grande salvação em Efésios,
Paulo orou, na última parte daquele capítulo, para que o efeito daquela
teologia fosse a iluminação do coração, a fim de que nos maravilhássemos com a
nossa esperança, com as riquezas da glória de nossa herança em Deus e com o
poder de Deus que opera em nós — ou seja, o poder que ressuscitou a Jesus
dentre os mortos.
Todos os motivos de vanglória são
removidos. Há muita alegria e gratidão.
A piedade de Jonathan Edwards começa
a crescer. Quando Deus nos dá um vislumbre da sua majestade e de nossa
impiedade, a vida cristã se torna uma coisa bem diferente da piedade
convencional. Edwards descreveu isso, de maneira magnífica, quando disse:
Os
desejos dos santos, embora zelosos, são humildes. Sua esperança é humilde; e
sua alegria, ainda que indizível e cheia de glória, é humilde e contrita,
deixando o cristão mais pobre de espírito, mais semelhante a uma criança e mais
propenso a um comportamento modesto (Religious Affections, New Haven: Yale
University Press, 1959, p. 339ss).
4. Estas verdades tornam-me alerta
quanto aos substitutos centrados no homem que passam por boas-novas.
Em meu livro The Pleasures of God (2000), nas
páginas 144 e 145, mostrei que, na Nova Inglaterra do século XVIII, o
afastamento do ensino sobre a soberania de Deus levou ao arminianismo e, deste,
ao universalismo e, deste, ao unitarismo. A mesma coisa aconteceu na Inglaterra
do século XIX, depois de Spurgeon.
O livro Jonathan Edwards: A New
Biography (Edinburgh: Banner of Truth, 1987, p. 454), escrito por Iain Murray,
documenta a mesma coisa: “As convicções calvinistas empalideceram na América
do Norte. No andamento do declínio que Edwards antecipara corretamente, aquelas
igrejas congregacionais da Nova Inglaterra que tinham abraçado o arminianismo,
depois do Grande Avivamento, moveram-se gradualmente ao unitarismo e ao
universalismo, lideradas por Charles Chauncy”.
No livro Quest for Godliness
(Wheaton, IL: Crossway Books, 1990, p. 160), escrito por J. I. Packer, você
pode perceber como Richard Baxter abandonou estes ensinos e como as gerações
seguintes tiveram uma colheita horrível na igreja de Baxter, em Kidderminster.
Estas doutrinas são uma proteção
contra os ensinos centrados no homem que, sob muitas formas, corrompem
gradualmente a igreja, tornando-a fraca em seu interior, enquanto parece forte
e popular.
1
Timóteo 3.15 — “Para que, se eu tardar, fiques
ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo,
coluna e baluarte da verdade”.
5. Estas verdades fazem-me gemer diante
da indescritível enfermidade de nossa cultura secular que milita contra Deus.
Não posso ler o jornal, assistir a uma propaganda
na TV ou ver um outdoor sem o intenso pesar de que Deus está ausente.
Quando Ele, a principal realidade do
universo, é tratado como se não existisse, tremo ao pensar na ira que está
sendo acumulada. Fico chocado. Tantos cristãos estão sedados pela mesma droga
que entorpece o mundo. Mas estes ensinos são um antídoto poderoso. Oro por um
despertamento e avivamento.
Esforço-me para pregar tendo em vista
criar um povo tão impregnado de Deus, que O mostrará e falará sobre Ele onde
quer que esteja, em todo o tempo.
Existimos
para afirmar a realidade de Deus e a sua supremacia em toda a vida.
6. Estas verdades tornam-me confiante de
que a obra planejada e começada por Deus chegará ao final — tanto no que diz
respeito ao universo como ao indivíduo.
Este é o argumento de Romanos 8.28-39:
“Sabemos que todas as coisas cooperam
para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu
propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para
serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito
entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou,
a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. Que
diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou,
porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? Quem intentará
acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os
condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está
à direita de Deus e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de
Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou
perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o
dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas
coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque
eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os
principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a
altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do
amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”.
7. Estas verdades fazem com que eu veja
todas as coisas à luz dos propósitos soberanos de Deus: dEle, por meio dEle e
para Ele são todas as coisas; a Ele seja a glória para sempre e sempre.
Todas as coisas da vida se relacionam a Deus. Não
há qualquer aspecto de nossa vida em que Ele não seja extremamente importante —
Aquele que dá sentido a tudo (cf. 1 Co 10.31).
Ver
os propósitos soberanos de Deus sendo desenvolvidos nas Escrituras e ouvir o
apóstolo Paulo dizendo: Ele “faz todas as coisas conforme o conselho da sua
vontade” (Ef 1.11) faz-me perceber o mundo desta maneira.
8. Estas verdades enchem-me da esperança
de que Deus tem vontade, direito e poder de responder as súplicas para que
pessoas sejam mudadas.
A garantia da oração é que Deus pode irromper e
mudar as coisas — incluindo o coração humano. Pode transformar a vontade.
“Santificado seja o teu nome” significa faze as pessoas santificarem o teu
nome. “Que a tua palavra se propague e seja glorificada” significa faze os
corações abrirem-se para o evangelho.
Devemos tomar as promessas da nova
aliança e rogar a Deus que sejam trazidas à realização em nossos filhos,
vizinhos e todos os campos missionários do mundo.
“Ó Deus, remove
deles o coração de pedra e dá-lhes um coração de carne” (Ez 11.19).
“Ó Pai, coloca
dentro deles o teu Espírito e faze-os andar nos teus estatutos” (Ez 36.27).
“Senhor,
concede-lhes arrependimento e conhecimento da verdade, para que fiquem livres
das armadilhas do diabo” (2 Tm 2.25-26).
“Pai,
abre-lhes o coração para crerem no evangelho”
(At 16.14).
9. Estas verdades recordam-me que o
evangelismo é absolutamente essencial para que as pessoas venham a Cristo e
sejam salvas.
Recordam-me também que há esperança de sucesso em
levar as pessoas à fé e que, em última análise, a conversão não depende de mim,
nem está limitada à insensibilidade do incrédulo.
Portanto, isso nos proporciona
esperança na evangelização, especialmente em lugares difíceis e entre pessoas
de coração empedernido.
“Ainda tenho outras
ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha
voz” (Jo 10.16).
É
a obra de Deus. Dedique-se a ela com resignação.
10. Estas verdades deixam-me convicto de
que Deus triunfará no final.
“Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade:
que eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim;
que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as
coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé,
farei toda a minha vontade” (Is 46.9-10).
Reunindo todas estas verdades: Deus
recebe a glória, e nós, o gozo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário