
onde, durante quarenta dias, foi tentado pelo diabo. Não comeu nada durante esses dias e, ao fim deles, teve fome.
O diabo lhe disse: "Se você é o Filho de Deus, mande a esta pedra que se transforme em pão".
Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem’ ".
O diabo o levou a um lugar alto e mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo.
E lhe disse: "Eu lhe darei toda a autoridade sobre eles e todo o seu esplendor, porque me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser.
Então, se você me adorar, tudo será seu".
Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’".
O diabo o levou a Jerusalém, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: "Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo.
Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, para lhe guardarem;
com as mãos eles os segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’".
Jesus respondeu: "Dito está: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’".
Tendo terminado todas essas tentações, o diabo o deixou até ocasião oportuna.’’
Lucas 4:1-13
Uma pequena introdução
desde o começo da história da humanidade vemos o inimigo de nossas almas atacando e servindo os seus banquetes, foi assim com os nossos pais Adão e Eva e ao longo da humanidade ele vem por detrás com o sua oferta, tragando corações sedentos por poder, jogando sujo e tentando fazer frustrar os planos de Deus. O inimigo é real ele está sempre disposto a nos ofertar a falsa sensação de prazer que ele nos lança, seus enganos e seus erros tudo vem, e tudo é oferecido, sempre que puder ele vai oferecer, o papel dele sempre é nos acusar diante do Deus todo poderoso, o seu trabalho é enganar e seduzir, ele é mestre nisso ao longo de toda humanidade temos visto ele destruindo nações e vidas e lançando os seus mais absurdos erros em líderes e nações.
‘’Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto,
onde, durante quarenta dias, foi tentado pelo diabo. Não comeu nada durante esses dias e, ao fim deles, teve fome.’’ Lucas4.1-2
Nós podemos nos perguntar, como Jesus Cristo, sendo o filho de Deus sem pecado algum pode ser tentado! A bíblia é clara em dizer que ‘’Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta’’ (Tiago1.13) Tentação é um engano do diabo, uma solicitação do diabo para pecar, a tentação é uma isca num anzol mortal, ou seja, tentação é uma guerra enganosa, não é pecado ser tentado pecador é cair na tentação . Primeiro, Antes de mais nada temos que ter claro em nossas mentes a Soberania de Deus sobre todas as coisas, com isso, podemos compreender o primeiro ponto. O texto é claro em dizer que o Espírito Santo levou o Filho ao deserto para ser tentado pelo diabo logo após ao seu batismo Jesus Cristo iniciou o seu ministério terreno, cheio do Espírito Santo ele foi levado ao deserto para ser tentado, levando tudo isso em consideração precisamos compreender mais uma coisa, Deus não o tentou e sim o tentador, o diabo, Cristo precisava ser preparado e fortalecido, o deserto parece não ser um lugar bastante agradável, um lugar seco e sem vida com altas temperaturas, bastante desprovido de alimentos e água. Mas o deserto é um lugar onde o Cristão mais aprende, o deserto é um lugar onde somos trabalhados afim de que nossas potencialidade sejam aperfeiçoadas. Jesus Cristo levado ao deserto no inicio da sua caminhada como Messias salvador precisava passar por isso, ser conduzido ao deserto, acima de tudo cheio do Espirito Santo. Naquele deserto satanás atacou poderosamente nosso Senhor com todas as suas armas, um ataque intenso durante 40 dias, o diabo durante esses 40 dias tentou de todas as formas enganar fazer com que Cristo se desviasse de sua missão como Salvador e Messias prometido por Deus. A tentação do nosso Senhor Jesus Cristo nos revelará toda a artimanha do inimigo de nossas almas, a sua astúcia em tentar nos desviar da nossa caminhada cristã. No decorrer veremos que as armas que Jesus Cristo usou para vencer satanás estão todas disponíveis para nós também. Devemos entender e principalmente compreender que apesar de passarmos por várias lutas e tribulações e por mais que nós não conseguimos entender os reais motivos Deus sabe e tudo o que Ele faz é melhor para as nossas vidas. Através do exemplo de Jesus Cristo nós podemos vencer porque nele ‘’somos mais que vencedores’’, Romanos8.37.
O diabo lhe disse: "Se você é o Filho de Deus, mande a esta pedra que se transforme em pão".
Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem’ ". Lucas 4.3-4
O alvo de satanás foi nenhum outro senão o filho de Deus, satanás simplesmente ignorou que Jesus era o Messias, o Cristo de Deus e simplesmente usou suas técnicas, começou dizendo, se és realmente filho de Deus, sua principal função é enganar nada mais chamativo do que já começar semeado uma dúvida. É importante lermos os versos anteriores para que possamos ter uma noção da real situação, ou da real tentação de satanás sobre o Senhor Jesus Cristo.
Cristo durante 40 dias não comeu esteve em jejum se preparando, satanás durante 40 dias tentou Jesus simplesmente não deu sossego para Cristo e logo no final do verso 2 nos é dito que ele teve fome, satanás sutilmente ataca a sua natureza humana, ou sua humanidade, olhe oferecendo pão, todos nós sabemos que depois de jejuar o que mais precisamos é nos alimentarmos, ou mesmo que depois de um dia de trabalho intenso e bastante cansativo uma boa refeição é sempre bem vinda. Tudo isso o diabo lançando a duvida no coração de Jesus Cristo, se és realmente filho de Deus transforme a pedra em pão e coma, sacia sua fome. Mas diferentemente de tudo o que ele enfrentou, Cristo acima de tudo cheio do Espirito Santo, o combateu com palavra, a escritura é um aliado de Cristo. Jesus Cristo tinha total controle sobre a situação e soube contra atacar naquilo que é mais importante, a palavra de Deus. Ele citou uma passagem em (Dt8.3)’’... nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor’’.
Cada tentação é um oportunidade para demonstrarmos nossa fé e plena confiança em Deus. Cristo poderia criar o pão, pois ele é o verbo encarnado, ele tem toda autoridade Ele é o filho de Deus, porém o homem deve se interessar por muitas coisas além de pão (João4.34)
O diabo o levou a um lugar alto e mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo.
E lhe disse: "Eu lhe darei toda a autoridade sobre eles e todo o seu esplendor, porque me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser.
Então, se você me adorar, tudo será seu".
Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’".
Lucas 4.5-8
Cristo foi submetido á um ataque poderosíssimo e surreal onde satanás lhe mostrou e ofereceu toda glória e esplendor dos reinos terrenos, as táticas do diabo nunca mudam, é interessante notarmos que ele vai exatamente naquilo que mais somos capazes ou propensos a cair, um exímio conhecedor de fraquezas, um tentador simplesmente sútil. Cristo teve de experimentar pessoalmente as mais duras provações ele suportou toda essa carga de tentação pessoalmente, cheio do Espírito Santo Cristo foi posto a prova para que assim possamos nos identificar (Hebreus2.17-18). Cada um de nós está diariamente sobre essa ataque de satanás, as maneiras podem ser diferentes, o contexto pode ser outro mas mesmo assim ele não desiste de tentar nos derrubar para nos colocarmos em lugar de fracasso para assim ache motivo de nos acusar. Somos tentados pela nossa natureza pecaminosa mas creio que satanás tem o poder e a habilidade de orquestrar todo uma atmosfera para que assim ele possa nos tragar, na área da mentira, área financeira enfim, estamos sob constante olhares do maligno a sua astúcia é a mesma. Satanás pode nos dar tudo o que quisermos mas em troca de tudo isso ele exige a nossa adoração, a nossa veneração. Jesus teria todos os reinos do mundo ao seus pés se ele submetesse a tentação de satanás, mas seria um reino fracassado, um reino transgredido e corrompido. (João18.36-37) Cristo se identificaria com pecadores que veio salvar (joão3.21). Sua glória não é terrestre, seguiria o caminho da humildade em submissão apenas ao Deus todos poderoso, Ele teria uma cruz, ele procurava servir e não ser servido, ele veio resgatar aquilo que havia se perdido, procurar uma soberania terrestre é o mesmo que adorar a maldade.(Deuteronômio6.13) foi a resposta do nosso Salvador, mais uma resposta mediante as escrituras, foi o contra ataque de Cristo, ao ser tentado Ele mais uma vez nos mostra que munido da palavra de Deus podemos sim vencer o mal, a adoração é exclusiva, somente a Deus é quem devemos adorar, glorificar e exaltar, somente o seu nome é digno de receber a honra a glória e louvor porque tudo fostes criado pelo seu poder, se somos criaturas feitos pelo poder de Deus somente a ele prestaremos nosso culto e nossa adoração. Charles Spurgeon famoso pregador batista disse uma vez ‘’Uma Bíblia caindo aos pedaços geralmente pertence a alguém que não está nessa condição’’. Estaremos sempre fortalecidos quando realmente a palavra de Deus encher nossos corações, quando ela realmente fazer a diferença em nossas vidas. O salmista declara "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos." Salmos 119:105 Deus é luz e sua palavra ilumina nossas mentes, corações e caminhos com ela nunca andaremos em trevas porque ela sempre vai iluminar o nosso caminhar, todo engano é dissipado com a verdade da palavra de Deus, Deus expressa o que ele realmente deseja de nós através da sua santa palavra e não há como o cristão negligencia-la.
O diabo o levou a Jerusalém, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: "Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo.
Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, para lhe guardarem;
com as mãos eles os segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’".
Jesus respondeu: "Dito está: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’". Lucas4.9-12
Satanás segue com o seu arsenal de tentações fazendo sempre o uso de suas malicias, semeando a dúvida e te oferecendo um falso prazer. O mais interessante de tudo e serve também para nos alertar que satanás também é um exímio conhecer da palavra, mas o cristão habituado com as escrituras sabe que sua intenção é deturpar, o diabo cita uma passagem que está nos Salmos91.11 porém como sempre e isso não foge de sua característica ele omitiu a verdade da palavra. ‘’Aos seus anjos dará ordens para te guardarem em todos os teus caminhos’’(grifo meu) Lembre-se que no verso 9 o diabo levou Jesus Cristo na parte mais alta e disse pra ele se jogar. O texto citado diz que Deus livrará, não importa o que você tenha feito, é uma promessa do Senhor para os seus filhos, e a promessa de Deus em preservar aqueles que são seus, dentro de sua Soberana vontade, mas é importante dizermos que longe está de ser um convite para agirmos de forma irresponsável da vontade de Deus. Voltando pro texto, percebeu como satanás manipula erradamente e de propósito a palavra de Deus em prol de satisfazer seus desejos enganosos, ele é mestre em manipular, enganar e seduzir, ele usou a escritura para tentar destruir a própria palavra de Deus. Ele torce o texto afim de que possa satisfazer o seu desejo. O diabo cria uma atmosfera totalmente propicia de forma errada manipulando a palavra ele segue com o seu ataque, dizendo que os anjos do Senhor irá resgata-lo quando ele se jogar desejando assim que Cristo demonstrasse todo o seu poder para aquela multidão que se encontrava em Jerusalém. O diabo sempre tentando desviar o foco de Cristo, tentando a qualquer custo faze-lo pecar e desistir do que foi enviado a fazer desobedecendo assim ao Deus todo Poderoso. Era uma tentação afim de que atraísse os olhares da multidão num grande espetáculo. Mas o Senhor Jesus rejeitou todas as investidas do diabo contra sua vida e mais uma vez Jesus recorre as escrituras. Vida com Deus é vida com palavra é vida de sabedoria, comunhão com Deus é oração leitura da palavra, estudos da palavra, assim como Cristo venceu sempre esse sistema pecaminoso e próprio satanás nós também podermos vencê-lo. Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. (Tiago4.7). Resistir ao diabo é submeter-se a Deus em obediência, sinceridade de coração, a palavra é clara em dizer.
Tendo terminado todas essas tentações, o diabo o deixou até ocasião oportuna.’’
Lucas4.13
O Senhor Jesus Cristo venceu todas as tentações e investidas de satanás que incansavelmente tentou desviar o seu foco, tirar a atenção de Cristo. O alvo do diabo é desfazer as obras de Deus, o principal objetivo de satanás é esse mas Cristo derrotou simplesmente com a palavra. A importância da palavra de Deus em nossas vidas. O prazer do crente é meditar na palavra do Senhor, ele se deleita no Deus maravilhoso e espera nEle para ser fortalecido. O texto diz que o diabo o deixou em ocasião oportuna isso quer dizer que ele pode voltar novamente, a qualquer momento ele pode voltar e fazer novamente as mesmas acusações e tentações, ele não descansa anda pela terra vagando e procurando aquele que possa destruir. Devemos enfrenta-lo com a escritura a arma do Cristão, lembre-se ser tentado não é pecado, pecador é ceder a tentação, a escritura diz que Cristo em tudo foi tentado porém sem pecado : "Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se de nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado" (Hb 4.15). Não estou dizendo que nós não vamos pecar, que seremos isento de pecados, não é isso, mas que Cristo nos assiste e nos proporciona vitórias sempre. Diferente de Jesus Cristo não temos como deixar de pecar mas sim de não levar o pecado em nossas vidas como rotina, temos que resistir a tentação. "Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas, Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar" (1Co 10.13). Com essa palavra nós conseguiremos vencer tudo e quanto for o tipo de tentação, estamos debaixo da Soberania de Deus, e se ele diz que podemos resistir é que de fato podemos resistir. Que Deus na sua infinita grandeza e Soberania possa sempre nos assistir e se compadecer de nossas sempre e nos auxiliar na luta contra as tentações, Desertos são comuns na vida do cristão, como são também as tentações e provações. Mas somos instados pelo Senhor a resistir a elas, para que aprendamos e sejamos completos em tudo (Tiago 1.2-4) Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes,
nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Romanos 8:38,39
Maxon Nogueira
SoliDeoGloria
Nenhum comentário:
Postar um comentário